quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tudo sobre hamsters !

Hamster



Hamsters são mamíferos pertencentes a família dos roedores, possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento. Necessitam estar sempre roendo para evitar que seus dentes cresçam demais.

Existem diferentes espécies de hamsters espalhados por todo o mundo e muito deles habitam regiões semi-desertas aonde vivem em tocas.

Estas tocas são formadas por vários túneis e câmaras que são utilizadas para armazenar comida ou dormir. Hamsters são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Eles não enxergam muito bem, mas têm o olfato apurado e uma excelente audição.

Muitas espécies de hamsters tem as bochechas dilatáveis, isto é, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles podem carregar comida e forragem para ser guardada em sua toca. A palavra hamster tem sua origem na palavra alemã "hamstern", que significa 'acumular'.

Somente umas poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente, o hamster é o mais popular animal de estimação em diversos países



Comprando um Hamster



Certifique-se de que é isto mesmo que você quer. Lembre-se que você terá que alimentar, trocar a água e a forração de seu hamster nos próximos anos. Um hamster não é urso de pelúcia, ele precisa de cuidados constantes.

Escolha um lugar para o hamster. O local deve ser ventilado, mas sem correntes de ar, e de preferência longe de janelas (deve ficar razoavelmente escuro durante o dia).

Compre uma acomodação adequada, um bebedouro, um comedouro, uma rodinha e uma casinha. Limpe-os com sabão neutro, enxágüe bem e deixe secar.

Cubra o chão da acomodação com papel comum não-impresso ou serragem especial e deixe algumas tiras de papel ou papel higiênico soltos dentro da gaiola, para que o hamster faça sua cama. Você também pode colocar alguns brinquedos caseiros, como rolos de papel higiênico, pequenas caixas de papelão, canecas velhas, etc.

Coloque a comida e a água.

Pronto, pode levar seu hamster para casa!


A Loja

Verifique se há comida e água à disposição do hamster e se as condições de higiene são satisfatórias. Prefira comprar em lojas especializadas e não em ambulantes. O preço médio de um hamster varia entre 5 e 20 reais, qualquer animal muito fora dessa faixa merece ser analisado com cuidado.


O Hamster

A pelagem e os olhos devem ser brilhantes, e a primeira não pode ter falhas, que podem ser sinal de doença ou estresse. Bolinhas brancas, vermelhas ou azuladas em qualquer parte do corpo também podem ser sinal de doença. Não esqueça de checar a parte inferior do corpo e as orelhas, que devem estar limpas.

Tente comprar seu hamster ao entardecer ou à noite, período em que eles estão mais ativos. Antes disso, a maioria dos hamsters estará dormindo. Observe seu comportamento, um hamster ativo e curioso é sinônimo de um hamster saudável.

Dê preferência aos filhotes, que são mais fáceis de amansar.

Pergunte ao vendedor qual a comida que o hamster comia, para que você possa manter a mesma alimentação. Caso seja necessário mudá-la, faça-o gradualmente.

A loja de animais lhe dará uma caixa de papelão para transportar o hamster. Recomendo não utilizá-la, pois ela poderá ser facilmente roída pelo hamster. Leve uma caixa de plástico, com tampa e furos para respiração, para transportá-lo.


Depois de comprar o hamster...

Coloque-o o mais rápido possível dentro da gaiola, pois ele estará estressado após a viagem. Nesta primeira vez, em vez de pegá-lo, coloque a caixa na qual ele foi transportado aberta dentro da gaiola e deixe-o sair sozinho.

Você estará ansioso para começar a amansá-lo, mas não o faça imediatamente. Deixe o hamster explorar sua nova casa nos primeiros dois dias, não o incomode.



Espécies- negrito

  Nome ciêntífico- normal

Hamster Sírio
(Mesocricetus Auratus) (também chamado de Hamster Dourado, o Sírio de pelos longos às vezes é chamado de TeddyBear Hamster)

Hamster Anão Russo Campbells
(Phodopus Sungoris Campbelli)

Hamster Anão Russo Branco Invernal
(Phodopus Sungoris Sungoris)(também chamado de Djungarian ou Hamster Siberiano)

Hamster Chinês
(Cricetulus Griseus)

Hamster Roborovski
(Phodopus Roborovskii)




Alimentação



Na maioria dos Pet Shop( lojas de animais de estimação) vendem uma ração balanceada para alimentar hamsters. Esta ração normalmente consiste em aveia esmagada, cevada, bolinhos para roedores, amendoim, sementes de girassol , milho, biscoitos para cães e também podem incluir ingredientes como feijão, gafanhoto, flocos de ervilhas, milho e sementes para pássaros.

Hamsters devem ser alimentados com uma ração básica de hamster e a dieta deles pode ser completada através de outras comidas. Suplementos para a dieta de um hamster podem incluir:

Talos de couve-flor
Cenouras
Salsa - um bom tônico para alimentar o hamsters
Repolho
Pepino
Maçã
Plantas de framboesa - as folhas são benéficas se o hamster tem diarréia
Trevo
Alface - em quantidades pequenas

Devem ser acrescentados legumes lentamente à dieta de um hamster para não causar diarréia e se isto acontecer a alimentação de legumes deve cessar até o hamster estar recuperado.

Outros petiscos que os hamsters gostam incluem:

Ovos mexidos
Biscoitos
Bolo
Pão

Uma variedade de comidas para hamsters também se acham em Pet Shop (lojas para animais de estimação).



Dicas de criação



Antes de iniciar sua criação de hamsters deve ser levado em consideração o que será feito com as crias. Embora o tamanho médio de uma ninhada de um Hamster Sírio é de 8 crias eles podem ter até 18 crias e Hamsters Anão tem uma ninhada média de 4 crias mas pode ter até 14 crias. Então é vital que isto seja considerado antes de criar hamsters.

Lojas de animais de estimação podem estar dispostas a receber o excesso mas é melhor perguntar antes de tomar a decisão de criar seus hamsters.



Domando, adestrando e truques



Os Hamsters são mansos, de boa índole, curiosos e brincalhões. Embora um tanto ariscos no início, podem ser amansados e se acostumam facilmente à presença do dono. Com o tempo e algum adestramento, eles até aprendem truques que divertem as pessoas, como, pôr exemplo, dançar sobre duas patas.

Comece pôr acostumá-los à sua presença. Aproxime-se calmamente, com movimentos lentos e voz suave. Coloque a sua mão dentro da gaiola, e conserve-a imóvel. Pela sua curiosidade de natural o Hamster chegará mais perto. Vai cheirar e se afastar, mas sem medo. Repetindo a operação algumas vezes, o bichinho, aos poucos, vai deixar que você o segure na mão. Numa segunda etapa, coloque alguma guloseima na mão. Nas primeiras vezes o Hamster vai abocanhar o petisco (um biscoito, pôr exemplo) e comê-lo em algum canto da gaiola. Mas logo vai se acostumar e comer na própria mão do dono sem nenhuma cerimônia. Depois, mesmo sem biscoitinhos, ele vai andar e subir muito à vontade pelo braço do criador. Quando o dono é atencioso e amoroso, o hamster se sentirá seguro, o que facilitará o treinamento. Se você quer que ele aprenda a atender pelo nome, a cada vez que você chegar com algum biscoito, chame-o suavemente como forma de atrair a atenção. A tendência é que, a partir da associação do som de seu nome ao biscoito ele passe a atender sempre que você chamá-lo.

Com esta técnica conhecida como reflexo condicionado pode-se ensinar várias coisas. Para ensinar um Hamster a dançar, toque na vitrola determinada música. É importante que seja sempre a mesma, de modo que o animal associe aquela música com os exercícios que deverá fazer para receber a recompensa. os exercícios são: pegue a guloseima e eleve-a um pouco do solo da gaiola, a uma altura que o bichinho tenha que ficar de pé para conseguir apanhar. Com ele de pé, movimente o biscoito de um lado a outro, no ritmo, e ele seguirá sua mão. Tempos depois o biscoito na mão será dispensável, ele dançará seguindo simplesmente os seus movimentos. Mas sempre recompense-o, após cada exercício. Conta-se que, se bem adestrado, é só ouvir a música e ele começará a dançar.

Procure fazer os exercícios de treinamento, pelo menos, uma vez por dia. Lembre-se sempre, porém, de que um animal adestrado nunca perde os seus instintos, apenas controla-os um pouco. Portanto, se você achar que pode deixar o Hamster solto pela casa só porque ele é ensinado vai acabar aprendendo uma lição da natureza: como roedor, ele certamente vai arranhar alguns móveis, forros de cadeira, etc. Querer mudar isso é adulterar seu companheiro. Você pode passear com ele no ombro, no bolso, torná-lo. um grande amigo, mas nunca contrarie os seus instintos naturais



Tratando



A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil. Hamsters normalmente só mordem quando estão assustados.

Se seu hamster é um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idéia para adquirir confiança é usar a sua mão antes de tentar ergue-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida de sua mão. Perceberá logo que não tem nada que temer.

A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão.

Uma vez que o Hamster está certo que não há nada que temer, levante a parte superior da gaiola ou abra a porta da gaiola, e puxe o hamster para cima com as duas mãos. Não segure forte pois também pode se assustar com isso.

Não erga seu hamster muito alto porque se salta de suas mãos e cai pode se ferir. Sempre é melhor pegar seu hamster quando você está sentando de forma que se saltar não tem como cair longe e simplesmente aterrissará em seu colo.

Uma vez que você tirou seu hamster da gaiola, e está se sentando, coloque o hamster de frente para você - eles parecem menos inclinados a saltar se estão de frente para você. Deixe o hamster caminhar de uma mão para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e então simplesmente apanhe-o novamente. É melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Uma vez satisfeito de passar de uma mão à outra, com suavidade comece a encurvar seus dedos ao redor do corpo de forma que possa começar a adquirir o hábito de ser segurado.

Primeiro seu hamster deve ficar contente de caminhar de uma mão à outra com seus dedos ao redor de seu corpo e você pode então se sentar e deixando-o caminhar novamente de uma mão à outra.

Alguns hamsters são mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Seja paciente e gentil e seu hamster se tornará muito facilmente domesticado.

Se seu hamster realmente é assustadiço ou teve uma experiência ruim e morde sempre que o pega, tente pegá-lo usando um par de luvas e fazer como está indicado acima. O uso de luvas aumentará sua confiança e em troca ajudará o hamster. Uma vez que o hamster deixe de morder pode começar a manusear o hamster sem luvas.

Não manuseie seu hamster diretamente depois que você tenha manuseado comida. Hamsters têm vista extremamente pobre e confiam no sentido do olfato, se você tem comido há pouco uma maçã, o hamster cheirará isto em sua mão e pensará que sua mão é uma maçã e pode dar uma mordida.

Hamsters Sírios são bastante fáceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso não são facilmente manuseados por crianças pequenas. O Hamster Chinês é freqüentemente uma delícia para manusear porque eles se sentam em sua mão e usam as patas para agarrar seus dedos - é freqüentemente difícil remover um chinês de sua mão! Outro ponto digno de nota sobre o chinês é que se eles estão nervosos têm o hábito de esvaziar a bexiga em sua mão! Roborovskis são extremamente vivazes e rápidos e então não são facilmente tratados . Eles precisam ser colocados na concha de sua mão para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.



Saúde



Hamsters são, em geral, animais robustos, mas algumas das enfermidades mais comuns são listados abaixo:

Diarréia - Ela pode ser causada por superalimentação de legumes ou comida úmida. Um hamster que sofre de diarréia não deve ser alimentado com qualquer legume ou comida úmida até se recuperar. Nos casos de diarréia prolongada deve ser procurado o conselho do veterinário.

Resfriados - hamsters podem sofrer resfriados e devem ser mantidos mornos (mas não quentes). Se o hamster tem dificuldade para respirar ou não se recupera depois de alguns dias deve ser procurado o conselho do veterinário.

Hibernação - Hamsters Sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidência de respiração, porém os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Porque hamsters não fazem ' planos' para hibernar eles devem ser despertados para evitar desidratação e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado com suavidade até ficar ativo. Bastante comida e água devem estar disponíveis.

Sarna ( Perda de pelo) - Isto pode acontecer em hamsters mais velhos e normalmente acontece na barriga ou área do quadril. Isto pode ser evitado esmagando tabletes de levedura na comida do hamster. Perda de pelo também pode ser associada com irritação de pele e nesse caso deve ser procurado conselho veterinário.

Mancha no Quadril - Esta não é uma doença mas é conhecida por causar aos donos de hamster um pouco de preocupação quando notam isso. O hamster Sírio tem uma mancha em cada quadril, estas são glândulas de odor e são perfeitamente normais. Eles podem parecer pegajosos de vez em quando.

FONTE:  um site chato ai !

Nenhum comentário:

Postar um comentário