terça-feira, 18 de janeiro de 2011

16 principais Duvidas frequentes sobre seu hamster

1 - É normal meu hamster ficar se limpando, coçando a cabeça?
R: Sim, perfeitamente normal. Eles são animais muito higiênicos. Na realidade eles não coçam a cabeça, mas na verdade as limpam. Isso é sinal de higiene e boa saúde.

2 - Meu hamster não sai da rodinha dele. É normal?
R: Isso é normal. Alguns hamsters podem passar a maior parte do tempo em que estão acordados rodando. Isso é bom para ele se exercitar e não há problemas nisso, desde que haja intervalos para ele comer. Caso seu hamster não rode, isso não significa sinal de má saúde, significa apenas mudanças de comportamento.

3 - Meu hamster fica fazendo barulhos, como se tivesse bocejando, ou suspirando, ou espirrando, não sei identificar.
R: Hamsters às vezes fazem um barulho agudo quando estão achando que alguém está os vigiando e isso é normal. Bocejar é perfeitamente normal e geralmente ocorre quando ele acorda. Espirros podem ser um problema, já que algumas serragens possuem ervas que podem desencadear alergias. Ou então o hamster fica em um ambiente próximo a produtos de limpeza e relacionados de cheiro muito forte.

4 - Raramente meu hamster bebe água, é normal?
R: Hamsters, por morar geralmente em locais com pouca água, têm um organismo que precisa pouco de líquidos. Mas se você usar bebedouro, note se ele consegue sugar a água. Caso não consiga, trocar por um pote de água ajuda bastante. Urina escura é um sinal de pouca água no organismo deles. Caso apresenta urina clara, não há problemas.

5 - Há algum problema de hamsters com barulhos?
R: Se seus hamsters ficarem em um lugar com poucos barulhos e depois forem transferidos para lugar com muitos barulhos, eles notarão a diferença. Como eles dispõem de ouvidos bastante sensíveis, podem se irritar facilmente com sons. Eles ficam desconfiados ao ouvir barulhos no qual não estão acostumados.

6 - Durante o dia, é melhor colocá-los em um lugar com sol e bastante ar ou em um lugar escuro, mais tranquilo?
R: É melhor colocá-lo em lugares escuros, mais tranquilos. Hamsters não gostam de sol, além de correntes de ar poderem prejudiciar sua saúde, já que em seu hábitat natural esses animais vivem em tocas onde não existem esses dois elementos.

7 - Posso criar dois ou mais hamsters do mesmo sexo na mesma gaiola?
R: Sim, desde que sejam irmãos que nunca foram separados. Com hamsters sírios, podem haver brigas, mas as outras espécies são bem mais sociáveis. Além disso, fêmeas brigam mais do que machos na maioria das vezes.

8 - Como saber se minha hamster está prenha?
R: As suas mamas estarão mais aparentes, o que indica que ela está se preparando para amamentação. A hamster ficará mais pesada e com o abdômen mais desenvolvido. O tempo aproximado de gestação é de 18 dias. Caso exceda esse tempo provavelmente sua fêmea não está prenha.

9 - É verdade que hamsters passam doenças para nós?
R: Como pode ser verificado na seção Mitos, isso é uma mentira. Mentira maior ainda é que hamsters passam leptospirose através da urina. Não confundam as coisas: hamsters em boas condições de higiene e alimentação não terão parasitas.

10 - Hamsters de espécies diferentes podem cruzar?
R: Provavelmente não. Já li casos de pessoas que tentaram cruzar hamsters de espécies diferentes e não tiveram sucesso.

11 - Posso passar perfume ou talco no meu hamster para ele ficar com cheiro melhor?
R: É recomendável que não. Hamsters são muito sensíveis a produtos como estes. E eles já se limpam constantemente e por isso não causam mau cheiro. Caso o problema seja o cheiro, pode limpar a gaiola com maior freqüência.

12 - Quais são as desvantagens da criação de hamsters?
R: Existem muitas desvantagens, embora eu ache que haja mais vantagens do que desvantagens. Primeiro que hamsters vivem pouco. Segundo que, embora sejam muito bonitinhos, um dia perderão esse "encanto". São animais mais fáceis de enjoar do que cães e gatos, por exemplo. Terceiro, requerem cuidados diários, menos do que os cuidados com outros animais. Tenha certeza de que é isso quer fazer antes de comprar um hamster irresponsavelmente.

13 - Acho que minha hamster está prenha! Quanto tempo demora a gestação?
R: A gestação de um hamster sírio varia entre 16 e 18 dias aproximadamente. Outras espécies tem tempo de gestação diferente, mas o médio é de 18 dias.

14 - Eu estou pensando em criar um casalzinho na mesma gaiola. Tem algum problema?
R: Muitos problemas! A não ser que você esteja pensando em ter toneladas de ninhadas anualmente, é recomendável não fazer isso. Além disso, a fêmea brigará constantemente com o macho, podendo até matá-lo. A reprodução de hamsters, embora ocorra de forma bastante fácil, requer muitos cuidados especiais e deve ser controlada de todas as formas, como pode ser visto na seção Reprodução.

15 - A minha hamster teve filhotes, mas ela comeu quase todos. O que houve?
R: Embora pareça um ato extremamente cruel, muitos criadores são vítimas disto. Felizmente é um problema que pode ser evitado. Para evitar, durante a gestação forneça à hamster gestante uma alimentação com ovos cozidos sem sal, pão embebido em leite e ração de gato. Além disso, não toque nos filhotes até que eles tenham pelo menos 20 dias para que a fêmea não rejeite. Se tiver que pegá-los durante esse tempo, use uma colher ou outro instrumento que não deixe qualquer vestígio de cheiro, ou a fêmea poderá rejeitar o filhote.

16 - Meu hamster fugiu. O que eu faço?
R: Assim que notar a fuga, feche todas as portas de todos os cômodos para evitar que o hamster eventualmente fuja para fora de casa. Deixe em cada um dos cômodos um pratinho com ração para hamster. Depois de algum tempo, verifique se em algum cômodo a ração esvaziou. Então siga para este cômodo e procure o hamster em todos os lugares possíveis: debaixo de camas, atrás de estantes, debaixo de armários, atrás de caixas, etc. Mas sempre tome todo o cuidado para não ferir o animal. Existem outros métodos para encontrá-lo, mas este é o mais eficiente. Caso a fuga tenha ocorrido na parte externa da casa, primeiramente que você cometeu um erro, pois é recomendável colocar hamsters apenas na parte interna, nunca do lado de fora. Neste caso, você terá poucas chances de recapturar.

58 comentários:

  1. oii tenho dois russos campebell e ate hoje nao sei se e macho ou femea mais tenho quase certeza que são macho e femea e eu coloco eles juntos algumas vezes e o macho sobe em cima dela e ela nao deixa ai ele urina nela toda isso e normal obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver q eh pra dizer vc eh minhaaaaaaaaaaaa!!! Vai saber o q se passa na cabeça hamnina.

      Excluir
  2. tenho um rato e quando eu tiro ele da gaiola e pego nele ele fica cheirando as coisas e tipo espirrando mas quando devolvo-o para a gaiola ele fica se limpando e para de espirrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pk ela ja esta acostumada cm o local e nd incomoda ela

      Excluir
  3. Minha hamster faz um barulho muito feio... isso atrai outros ratos de esgoto?

    ResponderExcluir
  4. É verdade que se a fêmea n tiver filhotes seu tempo de vida é menor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade sim Tyalara, a reprodução só deve ser realizada com um acompanhamento profissional de veterinários especializados, caso contrário a fêmea inclusive pode morrer na hora do parto, imagina parir de 8 a 12 hamster no mesmo dia? :( para mais informações acesse o grupo: Mundo do Hamster no facebook, lá explica tudo :)

      Excluir
    2. Tenho dois hamster eles são machos e eles vivem na mesma gaiola e eles são irmãos eles não brigam eles dormem no mesmo lugar e não brigam a primeira vez que brigaram foi por um brinquedo ai eu separei eles por umas horas eu até tava pensando em deixar eles separados mas minha mãe disse que não é pra deixar pq eles são irmãos e tem que aprender a viver juntos aí agr eles ficam juntos e não estam brigando mais quando eu percebo que eles estam brigando eu separo

      Excluir
    3. Tenho dois hamster eles são machos e eles vivem na mesma gaiola e eles são irmãos eles não brigam eles dormem no mesmo lugar e não brigam a primeira vez que brigaram foi por um brinquedo ai eu separei eles por umas horas eu até tava pensando em deixar eles separados mas minha mãe disse que não é pra deixar pq eles são irmãos e tem que aprender a viver juntos aí agr eles ficam juntos e não estam brigando mais quando eu percebo que eles estam brigando eu separo

      Excluir
  5. Jamais que Hamster podem viver juntos na mesma gaiola, nem irmãos. Eles se matam depois de alguns meses, pois são animais extremamente territorialistas, eu sou uma prova, quase perdi meus hans quando eles viviam juntos na mesma gaiola, para mais informações acessem o grupo: Mundo do Hamster no facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho duas tbm..elas são amigas..de vez enquando brigam..Ms daq a pouco passa e elas dorme. Até juntas..tenho elas a qse 2 anos e comprei juntas..

      Excluir
    2. Eu tenho duas tbm..elas são amigas..de vez enquando brigam..Ms daq a pouco passa e elas dorme. Até juntas..tenho elas a qse 2 anos e comprei juntas..

      Excluir
  6. qual raça é rocomendada para quem quer um hamster tolerante, bonito, tamanho medio que viva mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sirio, é mais docil com o ser humano e vive mais, porem acho o anão russo mais bonito.

      Excluir
    2. Jaqueline,
      temos uma panda, uma anã russa, e um casal de chineses. todos são legais. a panda, durante o dia, é muito querida, manhosa, dorme na mão da gente. mas quando quer se exercitar, a noite, ninguém segura, parece um peixe de tão escorregadia. precisa respeitar e deixar ela correr. os chineses são bem queridos a qualquer hora, e são muito, muito engraçadinhos. tem uma carinha muito meiga e trejeitos muito fofos. muito mansinhos. a anã russa é uma white winter pérola, ou seja, é branca o tempo todo, apenas uma linha cinza nas costas. é a menorzinha, mais arisca, muito ligeira e desconfiada. raramente fica na mão muito tempo, pois quer se esconder. mas é linda demais. acho que muito é o jeito que você trata o bichinho. nós fazemos muito carinho, pegamos constantemente, e o habitat tem muito espaço e coisas para brincar, com vários esconderijos e altos e baixos. isso com certeza deixa o animal mais feliz e dócil.

      Excluir
  7. qual raça é rocomendada para quem quer um hamster tolerante, bonito, tamanho medio que viva mais?

    ResponderExcluir
  8. O meu hamster comeu o irmão na casinha.. Eu já me desfiz do hamster morto mais estou preocupada se o hamster que matou ficou com algum tipo de doença pois sobre o corpo do outro tinham uma espécie de minhoca com pelos e ele comeu. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  9. Tenho um casal de topolinos que são da mesma ninhada... Quero cruza-los mais ele corre atrás dela... Ela foje e pula alto e briga com o macho.
    N sei oq fazer.
    Qro filhotes!

    ResponderExcluir
  10. Oi, como faço para descobrir o sexo do meu ramyster?

    ResponderExcluir
  11. mas o hamister sexso que não tem raiva ouv i falar mas não sei se e verdade a femea tem raiva e verdade

    ResponderExcluir
  12. mas o hamister sexso que não tem raiva ouv i falar mas não sei se e verdade a femea tem raiva e verdade

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde tenha uma ela cruzou faz 6 dias sera que ja tem alguma diferença

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde tenha uma ela cruzou faz 6 dias sera que ja tem alguma diferença

    ResponderExcluir
  15. porque os roedores tem muitos filhotes

    ResponderExcluir
  16. porque os roedores tem muitos filhotes

    ResponderExcluir
  17. Ola, Tenho dois Hamsters anão russo um deles se coça de mais é normal? eu limpo a gaiola dele duas vezes por semana, não ta caindo pelos mas fico preocupado. Obrigado desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Johnny tbm percebi isso na minha,eu limpo a gaiola todo dia e dou até banho de vez enquando.ms ela continua se coçando,dev estar se limpando..

      Excluir
  18. Oi , tenho um hamster anão russo e hoje notei uma substância diferente na gaiola dele , parecia fezes mas ao mesmo tempo parecia vomito . Parecia ração mastigada , era marrom puxado pro verde e tinha um formato cilíndrico , o que pode ser ? Estou preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será q ele não está cm diarreia??Isabella.fiquei sabendo q alguns alimentos causam isso.principalmente alface..

      Excluir
    2. Será q ele não está cm diarreia??Isabella.fiquei sabendo q alguns alimentos causam isso.principalmente alface..

      Excluir
  19. Tenho dois hamster e um deles está constantemente a coçar se na barriga e por aí (não sei qual é fêmea ou macho) é possível estar grávida ou com alguma doença

    ResponderExcluir
  20. Minha hamster tá pegado a comida coloca tudo no saquinho depois vai pra roda e joga tudo lá pra cima o que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal.kkkkk...Kátia todos eles fazem isso.pq eles gostam de comer escondido..A minha fica parecendo uma cobra naja..kkk...a bochecha fica enorme d tanta comida q ela guarda

      Excluir
    2. É normal.kkkkk...Kátia todos eles fazem isso.pq eles gostam de comer escondido..A minha fica parecendo uma cobra naja..kkk...a bochecha fica enorme d tanta comida q ela guarda

      Excluir
  21. Meu hamster nunca cruzou pode acontecer algo de ruim com ele? Ou n tem nd haver? Eu tenho uma feminha porem eles brigam n tem como deixar eles sozinhos

    ResponderExcluir
  22. tenho 3 hamsters numa gaiola , agora eles estao numa especie de tunel e tao la os 3 mas estao fazendo um barulho estranho tipo espirros deva tirar tunel e eixa los so em baixo? com a rodinha e um mini tunel? e um bucado preocupante pois eles parecem que n gostam um do outros mas nao sei aguardo uma resosta se for necessario posso enviar para o mail ou facebbok um video para conferir agradeço a atençao :)

    ResponderExcluir
  23. O meu hamster é um anão russo e ele tá fazendo um barulho estranho com a boca parece q tá arranhados os dentes um no outro será q ele tá doente

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Tenho o hamster ele já tem 2 dia sumiudo eu acho qui ele saio por de baixo da porta e aqui é um quintal muito grande e te muito matinho e locais qui ele possa sim escude mais não tem como eu ver será sim eu fica botando a comida dele perto da porta como o cheiro tem possibilidade dele voltar pra casa por favor me ajude responderdo minha preguta já não sei o qui fazer

    ResponderExcluir
  26. os hamster sabe quando seus donos brigam com eles por causa de mordidas?

    ResponderExcluir
  27. Achei um hamster branco com calda vivendo na encanação do meu dreno de água. Consegui coloca-lo na gaiola. Tem algum risco a minha saúde ou da minha família com? Aparentemente ela está saudável, se limpa e come bem.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, tenho uma dúvida que me preocupa bastante, e alguém que tenha hamster e passado por isso, se souber responder eu agradeceria. Indo direto ao ponto, minha hamster está com uma infecção na perna, veio assim da lojinha, e o veterinário passou apenas um antibiótico que você deve diluir em água e deixar o hamster tomar ao longo do dia, só que minha hamster não toma absolutamente nada de água, e eu gostaria de saber se posso dar logo a gota inteira, sinto que ela está piorando... Se alguém puder responder eu agradeceria...

    ResponderExcluir
  29. GENTE PELO AMOR DE DEUS, A INFORMAÇÃO ALI ESTA ERRADA! HAMSTERS NÃO VIVEM JUNTOS, NENHUMA ESPÉCIE, QUANDO FILHOTES DORMEM JUNTOS POR MEDO MAS QUANDO CRESCEM POR SEREM TERRITORIALISTAS ELES SE MATAM! NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA DEIXE MAIS DE UM HAMSTER EM UMA GAIOLA! NUNCA! ELES VÃO BRIGAR ATÉ A MORTE! CUIDADO!

    ResponderExcluir
  30. devo separar o macho da fêmea quando ela tiver prenha pra evitar problemas na gestação?

    ResponderExcluir
  31. Olá ...
    Tenho um casal de topolinos , acredito que sejam da mesma ninhada , estavam juntos quando compramos ,eles são muito pequenos , gostaria de saber se eles podem brigar e até mesmo de matar por estarem na mesma gaiola , eles tem um gênio bem diferente dos outros ratos

    ResponderExcluir
  32. Hoje é meu aniversário e ganhei de presente um casal de hamsters... Só não sei a raça... é melhor deixá-lo separados ou podem continuar na mesma gaiola? Tenho medo dela ficar prenha e vim muitos filhotes e eu não consegui cuidar...

    ResponderExcluir
  33. Se o hamster macho não cruzar ele morrer?

    ResponderExcluir
  34. Olá! Eu tenho uma hamster e ela teve filhotes só que um deles está com tremores como se levasse um susto e fazendo barulhos como se estivesse brigando ! É normal issoh?

    ResponderExcluir