Raças e Cores

HAMSTERS: exixtem 5 espécies de hamsters: o anão russo Campbells,o anão russo Winter-White,o sirio,o chines,e o roborovski.

Existem duas espécies de Hamster Anão Russo, o Campbells, também conhecido como Djungarian, e o Winter-White, também conhecido como Hamster Siberiano.

Características: 
possui pêlos nos pés
os machos são mais longos que as fêmeas
possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama
é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses
embora seja noturno, pode eveltualmente se tornar ativo durante o dia
sua vida média é de 1 ano e meio a 2 anos, embora eles possam viver até 4 anos
em geral são menos tolerantes que os hamsters sírios, e não gostam muito de serem segurados, tendo uma tendência maior a morder

Cuidados especiais:
use terrários de plástico ou vidro, pois os hamsters russos são muito pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters
se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe-os em gaiolas diferentes
uma vez separados, note que poderá ser muito difícil juntá-los novamente.

                                                      Hamster Anão Russo Campbells  


 O Hamster Russo Campbells é originário da Ásial central, do norte da Rússia, da Mongólia e da China, onde vive em dunas de areia. É mantido em cativeiro desde antes de 1963 e chegou às lojas de animais de estimação nos anos 70s.

Também conhecido como hamster Djungarian, o Hamster Russo Campbells é mais comum que a outra espécie de Anão Russo, o Winter-White.

Cor: a cor original do hamster Anão Russo Campbells é cinza, com uma linha dorsal cinza-escura que vai do focinho ao rabo, mas também existem diversas outras variedades, como o albino (com olhos vermelhos), o branco (com olhos pretos), o preto, o opala (cinza-azulado), etc.

Tamanho: de 10 a 12 cm


 Hamster Anão Russo Winter-White





Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes.


O nome Winter-White, que pode ser traduzido como "Branco-Invernal", é devido à tendência que possui de se tornar branco no inverno. Nesta época, quando os dias são mais curtos, a pelagem do hamster pode se tornar mais clara, apresentar manchas brancas ou mesmo se tornar completamente branca.

A finalidade desta tranformação, no habitat natural, é confundir-se com a neve de inverno. Caso contrário, sua cor escura, sob o fundo branco de neve, atrairia seus predadores. Em geral, o Winter-White não se reproduz quando sua pelagem está branca. Também conhecido como Hamster Siberiano (não confundir com o Sírio!), o Winter-White é mais compacto que o Anão Russo Campbells, tem olhos mais proeminentes e uma espinha curvada, que lhe confere um especto ovalado. Esse hamster é raro em lojas de animais.

Cor: a cor original do hamster Anão Russo Winter-White é cinza escuro, com o subpêlo cinza ainda mais escuro. Também existem diversas outras variedades, como o safira (violeta-acinzentado), o imperial (com a barriga branca) e o pérola (branco com ricos coloridos pelo corpo).

Tamanho: de 8 a 10 cm

HAMSTER CHINÊS 





O hamster chinês é originário da China e da Mongólia e pertence a um grupo de hamsters conhecidos como hamsters-camundongo.

Ele é mantido em cativeiro no Reino Unido desde 1919 e usado em laboratórios. O interesse por ele como animal de estimação cresceu consideravelmente nos anos 70, quando o hamster russo surgiu nas lojas de animais.

O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os russos, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

Cor: a cor original do hamster chinês é marrom, com uma linha dorsal preta que vai do focinho ao rabo, mas também existem variedades cinzas com manchas brancas.

Tamanho: de 10 a 12 cm

Características:
os machos são maiores que as fêmeas possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama
é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses
quando prenhas, as fêmeas podem se tornar bastante agressivas em relação aos machos, sendo importante manter o casal em uma gaiola grande e com vários esconderijos para o macho, ou se for necessário até separar o casal.
embora seja noturno, pode eventualmente se tornar ativo durante o dia
pode mover-se muito rápido e subir em coisas com facilidade, sendo desaconselhável tirá-lo da gaiola.
a vida média é de 2 a 3 anos, embora possam viver mais
Cuidados especiais:
use terrários de plástico ou vidro, pois os hamsters chineses são muito pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters
se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe-os em gaiolas diferentes. uma vez separados, note que poderá ser muito difícil juntá-los novamente (todas raças de hamster brigam muito mas só os hamsters sírios não podem conviver junto)
 

HAMSTER SÍRIO 




O hamster Sírio é o tipo mais comum de hamster mantido como animal de estimação. Como o próprio nome diz, é originário da Síria, país asiático próximo ao Iraque, e foi decoberto cientificamente em 1839.

Em 1930, um hamster fêmea e suas crias foram capturados em Allepo, na Síria e levados à Universidade Hebráica em Jerusalem. A mãe foi morta e após duas fugas separadas, sobraram apenas 4 hamsters. Estes quatro reproduziram-se, e posteriormente importou-se seus filhotes para o Reino Unido e para osEstados Unidos. Embora alguns outros hamsters tenham sido capturados em 1930, não há registro de que estes tenham se reproduzido, o que leva a crer que os hamsters vendidos atualmente como animais de estimação são descendentes dos 4 hamsters de Allepo.

Cor: a cor original do hamster sírio é dourado, mas atualmente existem várias outras cores desenvolvidas artificialmente por criadores, bem como diferentes tipos de pelagem.

Variedades: as variedades mais comuns são o teddy bear, de pêlo curto, e os angorás, de pêlo comprido. Outras variedades mais raras são o satin, de pêlos brilhantes; o rex, de pêlos e bigodes encaracolados e o hairless (sem pêlos).

Tamanho: de 15 a 18 cm.

Características:
possui um rabo muito curto
não possui pêlos nos pés
possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama.
O hamster pode carregar até a metade de seu peso nas bochechas
é um animal solitário, que em geral se separa de seus companheiros de ninhada com 8-10 semanas de vida
sua vida média é de 2 anos a 2 anos e meio, embora eles possam viver até 3 ou 4 anos
Cuidados especiais:
mantenha os hamsters sírios adultos separados, cada um em uma gaiola diferente, a partir das 10 semanas de vida
ATENÇÃO
Se você tem um casal ou mais de um casal de hamsters sírios separe-os imediatamente pois eles brigam e podem até se matar


HAMSTER ROBOROVSKI



O hamster Roboroviski é originário da Mongólia e norte da China, e não é tão criado como animal de estimação pois é mais difícil de manusear que os outros hamsters.

Ele é extremamente ativo e muito rápido, sendo difícil pegá-lo. No entanto, tem um bom temperamento e dificilmente morde.

É muito difícil encontrá-los em lojas de animais, mesmo nos Estados Unidos ou na Europa, embora haja criadores de espécie em muitos países.

Cor: em geral dourado-alaranjado, com a barriga e "sobrancelha" brancas.

Tamanho: cerca de 4-5 cm

Características:
são muito pequenos, tímidos e difíceis de segurar, não sendo recomendados para crianças pequenas
por possuírem uma natureza muito ativa, é muito divertido observá-los
é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses
embora seja noturno, o hamster Roboroviski pode eventualmente se tornar ativo durante o dia
em geral vivem de 3 anos a 3 anos e meio
Cuidados especiais:
alojá-los somente em aquários, nunca em gaiolas, uma vez que são muito pequenos e capazes de passar pelas barras de algumas gaiolas de hamster
mesmo possuindo um tamanho reduzido, os hamsters Roboroviski precisam de muito espaço, sendo recomendado um aquário de grandes dimensões.




Porquinhos-da-india

Pêlo longo

As raças de pêlo longo não são recomendadas para donos inexperientes, uma vez que exigem muito tempo e dedicação na manutenção e higiene do pêlo. Por vezes, devido ao descuro dos donos ou simplesmente porque estes pretendem uma manutenção mais fácil, o pêlo dos porquinhos-da-índia é aparado. Frequentemente o pêlo é atado por secções para que não se suje nem fique enriçado.

Peruano – O pêlo liso e comprido cai simetricamente para os lados do corpo do porquinho, fazendo um longo risco ao meio do dorso. O pêlo cresce para a frente dos olhos e pode chegar aos 30 cm. Existe também a variedade Acetinado, em que pêlo, mantendo todas as características descritas acima, é mais sedoso e brilhante.
Silkie or Sheltie – Originalmente apelidados de Angora, os Shelties são muito similares aos Peruanos, também com pêlo longo, mas em vez que terem uma franja sobre os olhos, o pêlo cresce na direcção contrária, sobre o dorso. Com o mesmo tipo de pêlo, mas numa versão mais brilhante existe a variedade Acetinado.

Coronet – Este Porquinho-da-índia têm o pêlo longo e liso, mas apresenta um remoinho de pêlos, ou roseta, no topo da cabeça. Não tem qualquer outra roseta no corpo.

Texel – Não apenas com cabelo comprido, mas também com ele ondulado, estes porquinhos são os de mais difícil manutenção. O corpo é curto mas a cabeça é larga.

Merino – Esta raça tem o pêlo longo e encaracolado e apresenta uma roseta na cabeça.

Alpaca – Tal como o Texel, mas com o pêlo a crescer para a frente dos olhos, formando uma franja.

Pêlo Curto

Mais fáceis de manter, o pêlo destas variedades não deve exceder os 3 cm.


Inglês – Estes porquinhos-da-índia têm o pêlo curto e liso e podem ser de qualquer cor. Existe também a variedade Acetinada.

Abissínio – De ar despenteado, o Abissínio apresenta um pêlo áspero com remoinhos de pêlo, ou rosetas. O pêlo pode ser um pouco mais longo do que o normal num porquinho-da-índia de pêlo curto. As rosetas devem ser simétricas e bem definidas. O porquinho deverá ter pelo menos oito rosetas para fins de exposição, sendo dez o número desejável. Pode ter muitas cores ou apenas uma sólida. O Abissínio Acetinado é a variedade com pêlo brilhante.

Coroado – Semelhante ao Inglês, o coroado distingue-se deste por causa da roseta que apresenta na cabeça. Existem duas variedades:
Coroado Americano, (White Crested) onde o branco está restringido apenas à roseta, sendo o resto do corpo numa outra cor;
Coroado Inglês, em que a roseta é da mesma cor do pêlo do resto do corpo. Um Porquinho-da-índia com a coroa e pêlo branco denomina-se na mesma de Coroado Inglês.

Teddy – Apresenta o pêlo curto e cerdoso, dando ao porquinho-da-índia um ar despenteado. Existe também a versão Acetinada deste tipo.

Rex – Idêntico ao Teddy, mas geneticamente diferente.

Sem pêlo

Originalmente criados para fins laboratoriais, estes tipos tendem a ter sistemas imunitários mais frágeis e a sua introdução no mercado tem gerado alguma controvérsia. Os tipos sem pêlo são mais sensíveis às mudanças de temperatura e tendem a comer mais para manter a temperatura corporal.

Baldwin – Estes Porquinhos-da-índia não apresentam qualquer tipo de pêlo, apesar de nascerem com alguma pelagem, perdem-na antes de atingiram a idade adulta.

Skinny – Praticamente sem pêlo, estes Porquinhos-da-índia podem apresentar algumas regiões peludas, tais como as patas, o nariz, a cabeça ou mesmo as costas.

Cores

Unicolores – Pelagem constituída por uma cor sólida. Cores possíveis:
Açafrão
Bege
Branco (olhos vermelhos ou pretos)
Buff (Creme escuro)
Chocolate
Creme
Dourado (olhos vermelhos ou pretos)
Laranja
Lilás
Preto
Slate (Azul/Cinzento)
Vermelho

Padrões

Tartaruga – Pêlo liso com um padrão rectangular preto e vermelho. Estes blocos devem ter o mesmo tamanho. A linha divisória entre os blocos deve ser o meio das costas e da barriga. Existe ainda o padrão Tartaruga e Branco, que para além do preto e vermelho apresenta também blocos de cor branca.

Brindle – Esta pelagem é composta por duas cores, uma mais clara e outra mais escura espalhadas por todo o corpo.

Himalaia – Praticamente todo branco, o Himalaia tem contudo algumas zonas mais escuras, geralmente chocolate ou pretas, tais como os pés, as orelhas e o nariz. Os olhos são vermelhos.


 Dálmata– O nome diz tudo. Este Porquinho-da-índia tem uma pelagem branca com pintas de cor escura por todo o corpo.

Holandês – Este Porquinho-da-índia é bicolor: uma cor sólida cobre todo o corpo, exceptuando uma banda branca sobre as costas e a barriga. O focinho também é escuro, mas é percorrido por uma faixa branca.

Ruão – Este padrão é composto por duas cores que se encontram uniformemente espalhadas por toda a pelagem. Perto de um pêlo escuro surge um de cor clara, e assim sucessivamente, lembrando sardas.

Agouti – Muitas vezes este padrão é confundido com o Ruão, pois o efeito é semelhante. Apesar de haver uma combinação de duas cores, é o próprio pêlo de contém as duas tonalidades.